6º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem 2018-03-28T18:15:58+00:00

Project Description

6º CURTA BRASÍLIA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTA-METRAGEM

Evento gratuito, ocupou o Cine Brasília, de 14 a 17 de dezembro de 2017, onde exibiu mais de 100 curtas-metragens nacionais e internacionais. Debates e espaço exclusivo para o cinema de realidade virtual também fizeram parte da programação. Foram 987 produções inscritas, representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, número recorde do festival. Os vencedores foram escolhidos por júri oficial e pelo voto popular e concorreram a aproximadamente R$ 30 mil em prêmios. Parceira do festival desde 2013, a Embaixada da França escolheu, por meio de comissão, um filme da mostra competitiva para receber o prêmio Cine França Brasil, um intercâmbio para representante do filme premiado em festival francês em 2018.

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, diretor dos premiados longas O som ao redor (2013) e Aquarius (2016), foi o homenageado da edição com uma mostra contendo toda sua produção curta-metragista.

A programação internacional contou com as mostras Espanha em Curtas, numa parceria com o Festival Internacional de Cine de Huesca; À Francesa (com uma seleção de curtas premiados na edição mais recente do Un Festival C’est Trop Court, evento realizado em Nice), e a segunda edição da Mostra Holanda em Curtas. Em 2017, a Surdocine, com produções que abordam vivências de pessoas surdas, trouxe curtas da Inglaterra, França, Uruguai e Brasil.

Duas mostras tradicionais retornaram, desta vez, com prêmios em dinheiro: a Provocações e a Calanguinho. A primeira apresenta filmes que, de alguma maneira, têm o corpo como elemento preponderante, seja de maneira vulnerável ou como expressão política e de gênero. O vencedor da mostra Calanguinho foi escolhido pelo público infantil presente na sessão. Realizada pela segunda vez, a Mostra IESB se confirmou como importante janela para a produção universitária.

O debate Café com ressaca, momento propício para realizadores participantes do festival, público e entusiastas da sétima arte se conhecerem e trocarem ideias, discutiu o tema cinema e propósito. O debate Uma cerveja antes do almoço, por sua vez, contou com a participação de Kleber Mendonça Filho e Maeve Jinkings, com o tema Construindo realidades – O poder do cinema como ferramenta de crítica e transformação.

Atividade que antecipou o festival, o Gira Curta disponibilizou uma programação com 20 curtas-metragens, distribuídos em seis programas, para 28 sessões em cineclubes e centros culturais do DF.

 

Confira os eventos realizados:

Como podemos ajudar?

SÉTIMA CINEMA

Brasília-DF
Telefone: +55 61 3037-9777